07/06/2013 18:00

A filial do Rio de Janeiro da Cruz Vermelha Brasileira vem esclarecer que, desde 2009, deu entrada no Conselho Estadual de Educação, na época órgão responsável pelo deferimento nos Projetos Pedagógicos, com o pedido de credenciamento do curso Técnico de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (processo E-03/100078/2009).

Após diversas visitas de Inspeção Escolar, apreciado e deliberado em sessão plenária, através do parecer E-157/2012 do Conselho Estadual de Educação, a Escola de Enfermagem preencheu rigorosamente todas as exigências previstas na legislação pertinente, conforme atestou o Conselho em documento oficial (doc. anexado). Desta forma, o pedido de credenciamento já cumpriu todos os estágio de análise, restando tão somente a publicação do referido parecer no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

“Apesar do tempo excessivo de tramitação do processo a Cruz Vermelha Rio de Janeiro atendeu todas as solicitações do Conselho Estadual de Educação. Sofremos com um problema burocrático e isso permite que notícias incompletas confundam a opinião pública”, explicou Luiz Alberto Sampaio, presidente da CVB-RJ.

O fato é que o referido processo respaldado pelo Art. 2º da deliberação CEE nº 321 de 9 de agostos de 2011 (doc. anexado) parecia não ser de conhecimento de alguns servidores da Secretaria de Educação, o que ocasionou na veiculação de informações contrárias as oficiais que respaldam o funcionamento legal da Escola.

“Estamos em contato com o CEE diariamente para acompanhamento do processo que está, sob parecer favorável, em tramites finais para assinatura do Secretário de Estado de Educação e posterior publicação em DO”, manifestou o Prof. Luiz Carlos Santos, Diretor da Escola Técnica de Enfermagem.

A Enfermagem sempre foi uma marca da Cruz Vermelha Brasileira, desde o início de suas ações em nosso país, há mais de 100 anos. Hoje a instituição retoma a condição de escola tradicional com o objetivo de capacitar profissionais para inserção no mercado de trabalho com excelência.