FILIAIS DE CRUZ VERMELHA DO RIO DE JANEIRO E DE SÃO PAULO PRESTAM AJUDA A POLONÊS QUE VEIO AO BRASIL PARA PASSAR O CARNAVAL E ASSALTADO FICA VAGANDO PELAS RUAS DA CIDADE.

16/02/2013 09:00

O Sr. JACEK DARIUSZ, 42 anos e de origem Polonesa, chegou ao Brasil no dia 8 de fevereiro por São Paulo e ao Rio de Janeiro do dia 10 de fevereiro para turismo.

Foi assaltado nesta cidade e subtraído de documentos e recursos financeiros, ficou vagando pela cidade até ser conduzido por um morador de rua para a Cruz Vermelha Brasileira – RJ, na quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro, por volta das 16 horas.
A instituição o acolheu e no mesmo dia o acompanhou até a loja da Cia aérea TAP onde puderam ser confirmados os bilhetes de viagem para o Brasil assim como os bilhetes de retorno para Barcelona, cidade em que vive e trabalha, com data para 16 de fevereiro, passado.

No dia seguinte, 14 de fevereiro, o Consulado da Polônia em São Paulo foi contatado para providências de emissão de passaporte de emergência. Lamentavelmente o Consulado não pode ampará-lo nas necessidades básicas até seu embarque de retorno. Desta forma a Cruz Vermelha – RJ providenciou alojamento e refeições e até um passeio na cidade. Enquanto isso era aberta a ocorrência no Consulado Polonês para andamento ao processo. Porém o turista, que somente tinha um boletim de ocorrência do furto e das agressões sofridas, precisava retornar a cidade de São Paulo para finalização do procedimento.

Para isso a Cruz Vermelha, Filial de São Paulo foi acionada para recebê-lo e dar seguimento aos trabalhos locais. O polonês munido de identificação provisória, expedida pela instituição no último domingo pode fazer o translado para São Paulo, onde voluntários da Cruz Vermelha paulista o aguardavam para alojá-lo e conduzi-lo na segunda feira ao Consulado Polonês e assim retirar o passaporte. Com o documento já entregue o Turista Sr. JACEK DARIUSZ irá retornar a Barcelona na próxima quarta- feira, dia 20 e deixando a equipe da Cruz Vermelha Brasileira com a certeza do sua missão de “aliviar e atenuar o sofrimento humano” cumprida.

Agradecemos a TAP pela competência de seus funcionários e parabenizamos pela boa vontade demonstrada na solução do problema.